Em 2022, esses espaços representaram 38% das vendas do comércio a retalho e contribuíram com 7% para o emprego total em Portugal.
Apesar do crescimento do comércio online (e-commerce), os consumidores continuam a valorizar a experiência física proporcionada pelos centros comerciais. O retalho tradicional ainda domina, somando 92% das vendas, enquanto o comércio online corresponde a 8% do total.
Os dados também mostram que os fins de semana e os períodos pós-laborais são momentos de grande atividade nos centros comerciais, representando, em conjunto, mais de dois terços das transações. Isso destaca a importância da flexibilidade horária para o sucesso do mercado português.
Com mais de 368.000 pessoas empregadas nos centros comerciais, o equivalente a 7% da força de trabalho nacional, o impacto socioeconómico desses espaços é inegável. Contribuindo significativamente para a recuperação económica e o aumento do consumo privado, os centros comerciais desempenham um papel vital no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal.
Prevê-se um futuro promissor e inovador para este setor, impulsionado pela sua resiliência e capacidade contínua de adaptação às mudanças sociais e económicas. Os centros comerciais continuarão a ser uma fonte vital de emprego, investimento e desenvolvimento económico, solidificando, assim, a sua posição como um pilar essencial da economia portuguesa.
VOLTARPróximas Aberturas
Informação em atualização.
Notícias
Contactos
Ed. Les Palaces - R. Júlio Dinis, Nº 204, S 217
4050-318 Porto
Portugal
(+351) 911 176 116
Chamada para rede móvel nacional